Inventando el Lugar – Fortaleza, Brasil

Inventando o Lugar

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) realizará, no âmbito do V BNB Agosto da Arte, o “Encontro Sul-Americano – Inventando o Lugar”, que pretende reunir agentes formadores e articuladores de cenas artísticas em países da América do Sul, no formato de mesas-redondas, workshops e intervenções.

Com o objetivo de apresentar e discutir o panorama das artes visuais na contemporaneidade, o encontro tem como base a ideia de mobilidade, deslocamento e intercâmbio entre países deste continente focando em iniciativas, projetos e obras que estimulem ou problematizem a questão. Como consequência, as conversas pretendem discutir as realidades políticas e sociais de cada país representado através de suas respectivas dinâmicas de circulação internas e externas.

Com curadoria de Beatriz Lemos (RJ) e Yuri Firmeza (CE/SP), o encontro, no período de 10 a 13 deste mês (quarta-feira a sábado da próxima semana), reunirá críticos, curadores, artistas visuais e pesquisadores que estarão envolvidos – em sua maioria – em mais de uma atividade proposta para o evento, reconhecendo, assim, as diferentes atuações desses profissionais.

Do encontro participarão nomes como: Paulina Varas (Chile), Maria Fernanda Cartagena (Equador), Lia Colombino (Paraguai), Rodrigo Quijano (Peru), Esteban Alvarez (Argentina), Maria Isabel Rueda (Colômbia), Elisita Balbontin (Chile) e Makaroni (Chile), além de Davi da Paz (Ceará), Wallace Masuko (São Paulo), Francisca Caporalli (Minas Gerais), Solon Ribeiro (Ceará), Newton Goto (Paraná), Pablo Assumpção (Ceará), Clarissa Diniz (Pernambuco), Enrico Rocha (Ceará), Giseli Vasconcellos (Pará) e Uirá dos Reis (Ceará).

Conheça a seguir programação do Encontro:

Dia 10, quarta-feira
18h às 21h – Dinâmicas para mobilidade
Pensar e pontuar estratégias de mobilidade na arte a partir de uma proliferação de programas de residência na América do Sul. Em que momento esses programas se consolidam e passam a legitimar artistas e críticos? Quais são seus paradoxos, diferenças e impactos no sistema de arte?

Mediação: Davi da Paz (Fortaleza)

Palestrantes: Paulina Varas / CRAC (Valparaíso, Chile), Wallace Masuko (São Paulo), Francisca Caporalli / JACA (Belo Horizonte)

Dia 11, quinta-feira
14h às 17h – Arquivo e memória do presente
Que atitudes operar para que se ative a potência da memória no presente em detrimento de mero arquivo nostálgico? A circulação de conhecimento que potencializa um (re)conhecimento entre mundos.

Mediação: Solon Ribeiro (Fortaleza)

Palestrantes: Maria Fernanda Cartagena (Quito, Equador), Lia Colombino (Assunção, Paraguai), Newton Goto (Curitiba, PR)

18h às 21h – Produção crítica e deslocamento
Pensar é pensar em rede? Qual a importância crítica em acompanhar este movimento de intercâmbios em contexto sul-americano? A crítica/curadoria e o contexto cultural.

Mediação: Pablo Assumpção (Fortaleza)

Palestrantes: Rodrigo Quijano (Lima, Peru), Esteban Alvarez (Buenos Aires, Argentina), Clarissa Diniz (Recife)

Dia 12, sexta-feira
18h às 21h – Arte, especificidade e globalização
Local/global. Híbridos. Clausura. Identidade. Representação. Fluxo. Antropofagia. Em que regime de produção os artistas se inserem ao transitarem incessantemente entre lugares? Como e o que produzem nos lugares por onde passam? Deixam resquícios?

Mediação: Enrico Rocha (Fortaleza)

Palestrantes: Maria Isabel Rueda (Bogotá, Colômbia), Elisita Balbontin (Santiago, Chile), Giseli Vasconcellos (Belém, PA)

Lançamentos de Publicações e websites como iniciativas de intercâmbio
Dia 12, sexta-feira, às 22h

Local: Salão das Ilusões (Rua Coronel Ferraz, 80 – Centro)

Exposição/difusão de publicações independentes. Canal de intercâmbios e circulação de trabalhos entre diferentes países.

Apresentações/performances

Dia 13, sábado, às 20h
Local: Alpendre (Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema)
Com: Makaroni (Chile) e Uirá dos Reis (CE)

Fuente: Banco do Nordeste

Anuncios

Un pensamiento en “Inventando el Lugar – Fortaleza, Brasil

  1. Pingback: [balbucio] » Encontro Sul-Americano | Inventando o Lugar

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s